24 de abr. de 2012

Casagrande destaca importância do ensino técnico ao inaugurar Ifes

SOTECO - O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, na manhã desta segunda-feira (23), a solenidade de entrega das instalações do campus Vila Velha, no bairro Soteco, com a participação do governador Renato Casagrande e do vice-governador Givaldo Vieira.

O governador destacou que o Ifes, com esta nova unidade, passou de seis unidades existentes para quase 20 campi, contando com os dois campi da nova expansão.

O governador falou ainda que com o fim iminente do Fundap, as diretrizes do Governo são os investimentos em infraestrutura e em educação, para gerar oportunidades.

“Agora temos um Ifes em uma importante cidade, como Vila Velha, fruto de parcerias entre Governo Federal, Município e Estado, e chegaremos em breve a 20 unidades instaladas em todo o Espírito Santo. Este investimento reflete a nossa preocupação, os nossos esforços para ampliar o acesso ao ensino tecnológico, fundamental à expansão do desenvolvimento no nosso Estado”, disse Casagrande.

Na solenidade, foram entregues o prédio acadêmico, com oito salas de aula e dez laboratórios, e o prédio destinado às atividades administrativas.

O campus Vila Velha inicia seu funcionamento com a oferta dos cursos Técnico em Química e Licenciatura em Química, que funcionavam no campus Vitória, e foram transferidos para Vila Velha a partir do primeiro semestre letivo de 2012.

Neste primeiro semestre, o campus possui 160 alunos. Até 2015, a previsão é que sejam 1.200 alunos. A partir de 2013, o campus vai oferecer ainda o curso Técnico em Biotecnologia.

Também participaram do evento os senadores capixabas Ana Rita, Magno Malta e Ricardo Ferraço, o prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia Jadir Pela, e o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Mec) Marco Antônio Oliveira.

O diretor do BNDES, economista Guilherme Lacerda, suplente de deputado federal, também partcipou em função de ser feriado no Rio, dia de São Jorge.

Estrutura

Em 30 mil metros quadrados de área construída há dois prédios, sendo um administrativo e outro acadêmico, onde vão funcionar os cursos de técnico e de licenciatura em Química.

O campus está estruturado para atendimento às áreas de Química Fina, Biotecnologia e Ensino de Ciências. Ele representa o início do estabelecimento de uma rede de alta tecnologia para essas áreas, favorecendo o município, principalmente, com relação tanto à formação de pessoal, quanto ao desenvolvimento de novos empreendimentos.

A expectativa é de que no primeiro semestre de 2013 seja incluído o curso de técnico em Biotecnologia. O campus de Vila Velha ainda passará por obras para a construção de mais três blocos que irão abrigar laboratórios, salas de aula e de professores, além de áreas de esportes e serviços. A previsão de conclusão dessas obras é em 2015.

O processo seletivo para os cursos técnicos consiste em provas similares ao vestibular, realizadas, normalmente, em dezembro. Já a seleção para os cursos de graduação ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com informações da Secom/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar

De o Osso ao Cachorrinho