15 de fev. de 2012

Petrobras manterá política de preços, diz Graças Foster

Com o novo comando, a Petrobras manterá a sua política de não repassar a volatilidade do mercado internacional de petróleo para os preços dos combustíveis no Brasil, algo que tem pesado no desempenho da companhia e é criticado pelo mercado.
"Política de preços é de longo prazo, é um mantra", declarou nesta segunda-feira a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em sua primeira entrevista como comandante da estatal.
Um petróleo Brent mais alto e a manutenção de preços no Brasil foram, entre outros fatores, o que afetou o desempenho da estatal no quarto trimestre de 2011.
"Não podemos passar a volatilidade de preço de Brent e de câmbio para dentro do mercado porque nós precisamos desse mercado saudável, estável, para que a gente possa ter esse mercado ainda maior quando as nossas refinarias chegarem", justificou Graça Foster, como a nova presidente gosta de ser chamada.
Mais cedo, no discurso da cerimônia de posse que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, a executiva já havia indicado que sua gestão seria de "continuidade".
Segundo Graça Foster, o repasse da volatilidade de preços pode afetar o desenvolvimento do crescente mercado de combustíveis no Brasil, que tem avançado acima do ritmo do Produto Interno Bruto (PIB).
"Esse mercado grande precisa ser sustentável, ele não pode ser o voo da galinha, é preciso que a economia continue sustentável, o crescimento econômico sustentável, que o consumidor continue comprando gasolina, continue tendo grande consumo de diesel, porque nós estamos com quatro novas refinarias para acontecer...", disse ela. Ler Mais>>>

Ministro da Educação pode abrir processo administrativo contra servidor de universidade

O ministro da Educação tem poderes para determinar a abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) contra servidor de universidade federal. A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou esse entendimento ao analisar mandado de segurança impetrado por um ex-diretor da editora da Universidade de Brasília (UnB), demitido por supostas irregularidades na execução de convênios entre a instituição de ensino e o Instituto Universitas.
A defesa do ex-servidor afirmou que o ministro da Educação não teria competência para iniciar o PAD, pois ele não era servidor do Ministério da Educação e sim da Fundação UnB. Sustentou que, segundo o artigo 143 da Lei n. 8.112/90 (Lei dos Servidores Públicos), a apuração de irregularidades não poderia ser feita por órgão ou entidade diferente daquele onde teriam ocorrido, a não ser que houvesse competência específica para essa finalidade.
Também alegou que o ministro só teria competência para instaurar PAD contra dirigentes máximos de fundação ou autarquia vinculada ao Ministério da Educação, e que o ato do ministro ofenderia a autonomia administrativa das fundações educacionais.
O relator do mandado de segurança, ministro Humberto Martins, asseverou que o artigo 141 da Lei 8.112 determina que é do presidente da República a competência para demissão de servidores. Contudo, essa competência é delegável, segundo o artigo 84 da Constituição Federal e os artigos 11 e 12 do Decreto-Lei 200/67. Ler Mais>>>

Dicas para evitar manchas na pintura do seu Carro

Nunca lave o carro se o capô do motor estiver quente, durante ou logo após forte exposição à luz solar. Espere esfriar e não corra o risco de deixar manchas ou alterar o brilho da pintura.
- Não deixe o Banco de Couro de seu carro encardir, faça limpeza regularmente.
- Além da Limpeza é necessária uma boa hidratação para que o couro continue sempre macio e não corra o risco de rasgar devido ao ressecamento.
"Lembre-se o banco é um dos itens que chamam bastante a atenção". 

StetCar alerta: É verão, e seu carro exige cuidados especiais.

O verão traz consigo as temperaturas mais altas do ano, e alterna períodos de sol forte com pancadas de chuva. Nesta época, alguns materiais como plástico, borracha e metais tendem a sofrer mais com os efeitos da mudança de temperatura e o desgaste natural.

Para facilitar a vida dos motoristas, o Lava Jato StetCar divulga uma lista com alguns cuidados importantes que você deve tomar para conservar seu carro durante o verão intenso:
- Película nos vidros ajuda a diminuir a temperatura interna, já que filtra parte dos raios solares e ajuda, inclusive, a proteger o plástico do acabamento interno. Ao notar que sua película adquiriu um aspecto arroxeado é preciso substituí-la;
-  Atenção com as borrachas de fixação dos vidros. Ao lavar o carro, aplique loções que ajudam a proteger esse material e evitar que a falta de vedação causem infiltrações de água, principalmente em caso de chuva forte.
- As palhetas dos limpadores também devem ser trocadas regularmente, para evitar que a borracha fique quebradiça, o que compromete a limpeza do pára-brisa, além de riscar os vidros. Aplicar produtos de cristalização dos vidros também ajuda a dispersar a água no vidro dianteiro;
- O estofamento do carro precisa ficar longe do sol forte, pois pode sofrer descoloração. No caso de bancos de couro, vale a pena limpá-lo com sabão de coco ou produto específico para essa finalidade e aplicar um hidratante de couro;
- Os plásticos e painel precisam ser protegidos. Há diversos produtos que oferecem proteção extra contra os raios solares UV;
- A pintura também sofre com os efeitos do sol. Por isso é altamente recomendável encerar a superfície com produtos adequados, principalmente os que contenham carnaúba que forma uma película de proteção sobre a camada do verniz. Em caso de riscos em excesso, vale a pena apostar num procedimento de polimento e cristalização, que remove impurezas e devolve o brilho (com proteção) à pintura;
- Faça uma revisão no ar condicionado. Aproveite esta fase de uso intenso e troque o filtro de cabine que ajuda a evitar que as impurezas sejam levadas para dentro do carro;
-    Em caso de sujeira impregnada nos tapetes, carpetes e bancos, vale a pena fazer a limpeza com produtos adequados ou higienizar o carro imediatamente. Afinal, sob o calor intenso, a sujeira pode exalar um odor insuportável, e obrigar a circulação do carro com os vidros abertos (e assim o interior ficará mais quente);
- Por conta do calor, verifique também o pneu estepe, quase sempre esquecido pelos motoristas;
- Em termos mecânicos é importante checar o radiador, que é especialmente exigido no verão. Do contrário, a temperatura do motor pode subir muito e comprometer seu funcionamento. Faça a limpeza do sistema e adicione um aditivo anti-fervura;
- Em caso de viagem para o litoral, faça a lavagem do chassi e se possível do motor para retirar resquícios de sal e também evitar que a maresia cause corrosão no futuro;
- Antes de entrar em um carro que ficou muito tempo estacionado sob o sol, recomenda-se abrir bem portas e aguardar alguns instantes para que o excesso de ar quente seja dissipado. Ao entrar no carro é fundamental circular com os vidros abaixados para que todo o ar quente saia, e permita que o ar condicionado seja mais eficiente ao entrar em funcionamento;
É importante lembrar que automóveis de cor clara refletem mais a luz solar, o que ajuda no conforto térmico a bordo. Algumas soluções antigas como usar um papelão ou material reflexivo no pára-brisa quando o carro está parado, ajudam a evitar que o sol estrague o painel, além de diminuir a temperatura interna.

DEMOLINDO A IDENTIDADE CAPIXABA

Kleber Galvêas - Fonte: Google
Kleber Galvêas*

Vocação é aptidão natural, tendência ou inclinação para um estado ou atividade. Alienado ou louco é quem durante o desenvolvimento, na construção de sua identidade ignora a vocação: assume personalidade que lhe é nitidamente imprópria, pretendendo moldar o ambiente de modo a atender seus caprichos.
Embora muitas vezes possa justificar suas aspirações com lógica fascinante, falha sempre por ignorar o princípio: ele não é quem julga ser, tornando-se insustentável.
Assim está o Espírito Santo: louco, desarrumado, demolindo sua identidade. O governo arrumou nossa casa da pior maneira, usando móveis rejeitados, pesados e perigosos, colocados nos espaços mais nobres do litoral.
Nenhum outro estado brasileiro possui tantas características complementares reunidas definindo uma vocação. Isto nos distingue, é a nossa identidade.
- localização geográfica entre norte e sul da costa atlântica brasileira; Ler Mais>>>

Marco Civil estabelece direitos dos usuários na web; saiba mais

Marco Civil estabelece direitos dos usuários na web; saiba mais

A Câmara analisa o Projeto 2126/11, do Poder Executivo, que estabelece direitos e deveres dos usuários e dos provedores de internet. Conhecida como marco civil da internet, a proposta também estabelece princípios para o uso da rede de computadores no Brasil e determina as diretrizes para atuação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios em relação ao tema.
De acordo com o governo e com informações da Agência Câmara, a proposta tomou como base o documento "Princípios para a governança e uso da Internet", do comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O texto passou por consulta pública entre outubro de 2009 e maio de 2010, tendo recebido mais de 2 mil contribuições da sociedade.
"A proposta possibilitará um posicionamento futuro mais adequado sobre outros importantes temas relacionados à internet que ainda carecem de harmonização, como a proteção de dados pessoais, o comércio eletrônico, os crimes cibernéticos e o direito autoral, a governança da internet e a regulação da atividade dos centros públicos de acesso à internet", diz a exposição de motivos do Poder Executivo, que acompanha o projeto.Ler Mais>>>

Pesquisar

De o Osso ao Cachorrinho