31 de ago. de 2011

África do Sul e EUA testam 1ª rede a atingir 500 Gb/s

 Numa parceria, a empresa sulafricana Seacom e a americana Infinera realizaram testes com um novo tipo de rede na África do Sul. Utilizando um novo tipo de circuito que integra canais de 100 GB/s, as duas empresas conseguiram atingir uma velocidade de transmissão até então inédita: 500 GB/s.
O site IT News Africa conta que o teste, realizado na última segunda-feira, utilizou cinco canais de 100 GB/s em um único chip, para conseguir a inédita velocidade de 500 GB/s em uma distância de 1.732 km.
Esta velocidade foi conseguida com uma tecnologia conhecida por CIF, ou Circuitos Integrados Fototônicos, desenvolvidos pela Infinera e que são formados por cinco canais coerentes. De acordo com a Seacom, esta foi a primeira vez que sistemas deste tipo conseguiram enviar e receber dados simultaneamente com essa velocidade.
A Infinera espera disponibilizar os CIFs até o ano que vem, o que possibilitará um importante upgrade nas linhas de transmissão da Seacom na África do Sul, já que permite o aumento da velocidade sem que seja necessário trocar as fibras óticas já instaladas. Assim, a capacidade da rede da Seacom já instalada poderá atingir velocidades de transmissão de até 8TB/s em terra e 4,8TB/s nos cabos submersos.
O CEO da Seacom, Brian Herlihy, explica que o evento é um importante marco para mundo e mostra também que “projetos globais como este estão ao alcance da África”. O CEO ainda afirma que o teste é uma prova de que a empresa está engajada em desenvolver uma rede de qualidade e alta velocidade para o continente africano.
Fonte: Geek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar

De o Osso ao Cachorrinho